Mais Vistos

Glândula Tireóide e Exercício


Glândula Tireóide e Exercício 


Glândula Tireóide e Exercício 



A glândula tireóide tem a forma de borboleta e situa - se através da traquéia na base da garganta.
Ela tem dois tipos de células endócrinas: as células C que secretam um hormônio regulador de cálcio a calcitonina, e células foliculares, que secretam os hormônios da tireóide.

O iodo se liga a tirosina da tireoglobulina e gera monoiodotironina pela peroxidase tireoidiana. E a cada molécula de iodo gera diiodotironina) T3( triiodotironina) e T4( tetraiododotironina) o T3 é 8 vezes mais ativo que T4 e são liberados pelo hormônio TRH e TSH, pouca ou muita ingestão de iodo, problemas autoimunes, tumores na tireóide podem causar hiper ou hipotiroidismo.


A albumina, a transtiterina e aTGB sao proteínas que transportam os hormônios da tireóide. Os hormônios da tireóide são responsáveis por várias funções: - produção e degradação de proteínas, lipólise( quebra de gordura), síntese e degradação de colesterol, glicogenólise e gliconeogênese( que é a quebra e produção de glicogênio). - aumentam o débito cardíaco e a força de contração cardíaca pela fosforilação da bomba de ca2atpase, vasodilatação, crescimento e maturação sexual, sensibilidade às catecolaminas, nos receptores de adrenalina B adrenérgicos), motilidade gastrointestinal. - estimulam o gasto energético: aumentando a proteína desacopladora( UCP) que age reduzindo a síntese de ATP levando a mitocôndria a gastar mais energia através de aminoácido, glicose, AG, no tecido adiposo marrom e dissipa calor sem ação da ATP sintase.

Estimula as lançadeiras malato aspartato e glicerol fosfato.

Aumenta a atividade da bomba de sódio e potássio( NA+K/Atpase) aumentando a permeabilidade a esses íons e a ativa aumentando o gasto de energia.

O exercício tem papel fundamental na ativação dos hormônios da tireóide ajudando no emagrecimento, segundo ( simsch,2002) execícios acima de 70% e 90% do Vo2max aumentam os níveis dos hormônios tireoidianos: T3,T4,TSH.

Mas uma vez o exercício se mostra interessante no emagrecimento, e em casos de hipotiroidismo que causa redução do gasto energético.

Consulte um endocrinologista!

Referências: fisiologia humana uma abordagem integrada, 2003.

Contato 79- 999374156


E-mail Maxtitas@gmail.com





Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...