Mais Vistos

Hidratação e exercício




Hidratação e exercício

Hidratação e exercício 2

Após a ingestão de líquidos, o esvaziamento gástrico é considerado o primeiro fator limitante para tornar o líquido disponível na circulação. O esvaziamento gástrico é controlado por uma variedade de fatores, como: intensidade e tipo do exercício, volume ingerido, densidade energética, osmolalidade, temperatura e tipo de carboidrato contido na solução ( brouns1998). A con...centração ideal de carboidrato de uma solução hidroeletrolitica( Gatorade) irá depender de circunstâncias individuais. Concentrações elevadas de carboidrato retardam o esvaziamento gástrico, reduzindo a quantidade de líquidos disponível para a absorção. As consequências de uma severa desidratação e hipertermia( elevação da temperatura) podem ser fatais, contudo os sintomas de redução de carboidrato geralmente é fadiga. Por isso, em condições ambientais quentes, é sempre mais razoável ingerir bebidas com a concentração não muito alta de carboidrato( 6 a 8%), porque assim não haverá retardo no esvaziamento gástrico e a bebida ficará disponível para ser absirvida quando o organismo necessitar ( maughan, 2000). Os exercícios acima de 80% do consumo máximo de oxigênio (vo2max), reduzem a taxa de esvaziamento gástrico.
Temperatura da bebida: durante o exercício as bebidas geladas ( 15 a 20 graus c), oferecem vantagem no calor, já no clima frio é bom bebidas menos geladas.

Volume ingerido: o ideal é manter uma quantidade de 600 ml de líquidos no volume gástrico, porque o estomago terá um bom esvaziamento gástrico.
Tipo do carboidrato na bebida: quando se observa a ingestão de glicose, comparada a maltodextrina ou sacarose, tem pouca diferença entre esses carboidratos quando se refere a absorção. Bebidas com sacarose e glicose absorve mais água e sódio, já a bebida com frutose ou glicose absorve mais carboidrato.

Soluções com álcool ou cafeína no período de reidratação pós exercício não ajudam, pois aumentam a produção de urina.

Antes de ingerir qualquer bebida esportiva consulte um nutricionista, professor de educação física prescreve exercício mas nao pode prescrever dieta.
 

Fonte Professor Max Emanuel


Contato 79- 999374156


E-mail Maxtitas@gmail.com





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...