Mais Vistos

Diabetes e exercício


Diabetes e exercício 


Diabetes e exercício


O diabetes melito, ou diabetes, é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da resistência à sua ação. Caracteriza - se por níveis de glicose sanguínea elevados ( Hiperglicemia) e distúrbios do metabolismo de de carboidratos, lipídios e proteínas.

O diabetes está relacionado com complicações agudas, como cetoacidose diabética, e complicações que acometem olhos, coração, vasos sanguíneos, nervos.

Existe dois tipos de diabetes

Tipo1: quando há destruição das células beta do pâncreas que produzem insulina, pode ser autoimune. - Tipo2: quando há graus variados de deficiência e resistência à ação da insulina, causas: genética, doenças pancreáticas, alcoolismo, tumores, medicamentos, gestação etc... Mecanismos fisiológicos: no diabetes2 tem contribuição do tecido adiposo que libera citocinas inflamatórias como( TNF, IL-6,) e inibem a adição de fosfato no receptor de insulina IRS1 em tirosina quinase e causa fosforilação em serina treonina 307 causando resistência à insulina.

O exercício é um excelente aliado para diminuir a resistência à insulina porque ele estimula a enzima AMPK que fosforila o transportador de glicose Glut 4 no tecido muscular e adiposo e ajuda a transportar glicose para dentro da célula.

Prescrição de exercícios aeróbicos: 70% da FC Máxima, 3 vezes por semana, 30 a 60 min. Lembrando que protocolos de treino intervalados de alta intensidade causam benefícios também.

Musculação: 3 vezes semana, cargas de 40% a 80% de 1RM tem se mostrado eficientes inclusive as mais pesadas 80% de 1 RM teve melhores resultados ( Silveira Aps et. Al. 2014) a sensibilidade à insulina pode durar até 72 horas após o treino.




Precauções: evitar aplicação de insulina na região onde vai se exercitar - a glicemia até 80mg/dl não deve realizar exercicio e se tiver acima de 250 também não. - diabeticos que fazem atividades prolongadas e sem ajustes de insulina devem ingerir 15g de carboidrato a cada 30 minutos

E dependendo das complicações evitar exercícios intensos. Consulte um médico antes de qualquer atividade.

Referências: cardiologia do exercício do atleta ao cardiopata, Carlos Eduardo Negrão, 2010

Contato 79- 999374156


E-mail Maxtitas@gmail.com



Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...