Mais Vistos

Exercícios e Asma



Exercícios e Asma


Exercícios e Asma



A asma é causada pela hiperritabilidade das vias aéreas pulmonares, acompanhada por espasmo brônquico, edema e secreção de muco. O exercício proporciona um estímulo poderoso para a broncoconstricao( estreitamento dos brônquios) denominada broncoespasmo induzido pelo exercício. O tônus do sistema nervoso parassimpático reduzido e é a maior liberação de catecolaminas( adrenalina), normalmente relaxam os músculos das vias aéreas pulmonares.

O broncoespasmo acompanhado por secreção por excessiva de muco é observado depois da broncodilatação inicial. Um acontecimento agudo de obstrução das vias aéreas ocorre com frequência dentro de 5 a 15 minutos após o exercício, a recuperação costuma ocorrer espontaneamente dentro de 30 a 90 minutos.




A medida que o ar é aquecido e umedecido através das vias respiratórias, calor e água são perdidos e resseca e esfria as vias respiratórias. O ressecamento aumenta a osmolalidade da mucosa, com desgranulacao dos mastócitos e libera vasoconstritores brônquico como: prostaglandina, leucotrienos e histamina causando constrição dos vasos.

Prescrições: 15 a 30 minutos de aquecimento antes ajuda a reduzir a broncoconstricao e a volta a calma, período de recuperação pós- exercício ajuda torna mais lento o reaquecimento das vias aéreas e a subsequente vasodilatação dos bronquíolos e a formação de edema.

Ambientes quentes e úmidos como no verão diminui o ataque asmático , já no inverno ao ar livre desencadeia ataque asmático.

O treinamento intervalado tem sr mostrado eficiente nos pacientes com problemas respiratórios porque causa menor acúmulo de lactato e acelera menos a frequência cardíaca. Em um estudo protocolos de 1minuto a 70% do consumo máximo de oxigênio para um minuto de intervalo durante 30 minutos, verificou que além de realizar maior quantidade de trabalho, variáveis como: vo2max, produção de co2, ventilação pulmonar, lactato, dispnéia foram menores.

Cuidados: em pacientes com doenças pulmonares deve - se observar: - saturação parcial periférica de oxigênio através de oxímetro. O valor da saturação não pode ser inferior a 85%, - utilizar a escala de borg para observar a dificuldade de respirar .

Contato 79- 999374156


E-mail Maxtitas@gmail.com




Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...