Tecido adiposo
Tecido adiposo
O tecido adiposo tem a função de : servir como isolante térmico, proteção contra choques mecânicos, reserva de energia. Mas, além dessas funções, o tecido adiposo também age como órgão endócrino, já que esse tecido é responsável por secretar fatores protéicos anti- inflamatórios e pro- inflamatórios chamados adipocinas.
Além de ser considerado um órgão endócrino, atualmente é relatada a função parácrina( que age em células vizinhas, se transformando em um órgão endócrino- parácrino
O tecido adiposo é composto por diversos tipos celulares,
vascularidade bem- organizada e inervação que ligam esse tecido a todo o corpo, desempenhando um papel de controle na regulação do metabolismo. Entre as células do tecido adiposo estão: adipócitos, pre- adipócitos, macrófagos, células endoteliais, fibroblastos e leucócitos.
As adipocinas são: - leptina: tem a função de de dar
saciedade, inibindo a fome e aumentar o gasto energético, concentração de GH, sistema imune, aumenta a densidade óssea, regulação da puberdade etc... Adiponectina: Aumenta a sensibilidade à insulina, fosforila a proteína AMPK e regula o metabolismo energético.
Resistina: é secretado pelo tecido, especialmente durante a adipogenese.
A resistina induz a intolerância à glicose e resistência à insulina, por diminuição da proteína AMPK e aumento de enzimas gliconeogenicas.
Apelina: envolvida na função cardiovascular e na e diminuição da pressão sanguínea.
Visfatina: participa da homeostase da glicose.
Interleucinas: são proteínas envolvidas na resposta inflamatórias e no sistema imunológico. O TNF( fator de necrose tumoral), IL-6, essas proteínas recrutam monócitos ao tecido adiposo que se sobrepõe a produção do tecido adiposo. Aumentando radicais livres e os processos inflamatórios pelo NFkB( Kappa B), na obesidade aumenta produção dessas citocinas inflamatórias.
Por isso que o exercício físico é interessante, pois reduz a citocinas inflamatórias do tecido adiposo e a resistência à insulina. Exercite-se.
Referências: exercício, emagrecimento e intensidade do treinamento, Luiz Carlos carnevali Jr, 2011.
Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com