Mais Vistos

Conheça os Tipos de fibras musculares



Conheça os Tipos de fibras musculares 

Conheça os Tipos de fibras musculares 



Tipos de fibras musculares
Cada fibra muscular contém um milhão de miofibrilas ou mais, que ocupam quase todo o volume intracelular deixando pouco espaço para o citosol e organelas.
A miofibrila é composta por vários tipos de proteínas, as contráteis miosina e actina, as regulatórias tropomiosina e troponina, e as acessórias titina e nebulina.

As fibras musculares podem ser vermelhas, brancas o...u intermediárias. As fibras do tipo 1 são mais vermelhas que a do tipo2 pela maior quantidade de mioglobina( proteína que armazena oxigênio no músculo). Classificação das fibras:

Tipo 1: neurônio motor pequeno, frequência baixa de recrutamento, alta atividade de enzimas aeróbias, baixo glicogênio, alta densidade capilar, alta resistência a fadiga, alta quantidade de mitocôndrias, baixa produção de força ( são fibras para atividades de longa duração)

Tipo2A: neurônio motor grande, frequência de recrutamento média, alta atividade de enzimas glicolíticas e oxidativas, alto conteúdo de glicogênio e de fosfocreatina, média densidade de mitocôndrias, alta produção de força e velocidade de contração. ( São fibras para atividades de alta intensidade)

Ainda temos as fibras llx que também são fibras rápidas e utilizam mais glicose e tem alta produção de força. Lembrando que as fibras são recrutadas pelo princípio do tamanho( Henneman et al,1965), começando pelas fibras do tipo 1 que tem menor tamanho, depois vem as fibras 2A e 2X (llx) que têm maior tamanho e limiar de excitação.
Então, quanto mais aumenta a intensidade, aumenta o recrutamento das fibras de maior calibre.

Lembrando que tem conversão de fibras 2B para fibras 2A como forma de adaptação ao treinamento entre os subtipos de fibras. EX: as fibras do tipo2B podem virar fibras 2A, mesmo com cargas altas ou baixas. As fibras 2A tem características oxidativas e glicolíticas( características das fibras2 e 1)

Lembrando que existem vários tipos de fibras tipo2: 2A,2B,2AB.2AC, 2C.

Referências : bioquímica do exercício e treinamento, Maughan, 2000.


Fonte Professor Max Emanuel


Contato 79- 999374156


E-mail Maxtitas@gmail.com

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...