Mais Vistos

Síntese de ácidos graxos( gordura)


Síntese de ácidos graxos( gordura)


Síntese de ácidos graxos( gordura)



A lipogenese é caracterizada pela síntese de ácidos graxos que, posteriormente, formarão os triacilgliceróis, que serão armazenados no tecido adiposo. Esse processo pode ocorrer tanto em células do tecido hepático quanto do tecido adiposo. Os principais passos da síntese dos ácidos graxos ocorrem a partir do metabólito acetil- coa, sofrendo a ação da enzima acetil-coa carboxilase(ACC), convertendo em malonil- coa e ele vira ácido graxo através da enzima ácido graxo sintase. O acetil- coa é um produto do metabolismo da glicose, quando oxidada pela via glicolítica, sendo formadas duas moléculas de piruvato a partir do metabolismo da glicose.

O álcool ( etanol) pode também produzir acetil- coa, portanto, também pode ser considerado um precursor da síntese de ácido graxos. Por isso que a cervejinha engorda kkkkk.




Formação de triglicerídeos ou triacilglicerol: - o ácido graxo depois de formado é incorporado ao pool de triacilglicerol citoplasmático. O primeiro passo é a condensação do glicerol - 3- fosfato com o ácido graxo COA, formando acil-glicerol-3-fosfato. Essa reação controlada pela enzima glicerol-3fosfato-aciltransferase, seguida de uma segunda adição de ácido graxo -coa formando ácido fosfatidico. O ácido fosfatidico poderá ser convertido a 1,2 diacilglicerol ou pela enzima ácido fosfatidico fosfatase ou virar fosfolipídios.

O triacilglicerol glicerol é, então, formado depois da união do diacilglicerol com a terceira molécula de ácido graxo, catalisada pela diacilglicerol aciltransferase.

Os carboidratos podem virar gordura através desse processo complexo se forem consumidos em excesso, mas se ingeridos na quantidade adequada os carboidratos vão ser oxidados e desviados para o glicogênio hepático e muscular, e menos de 5% viram gordura. Claro se ingerir carboidratos de baixo índice glicêmico e na quantidade adequada, e para saber a quantidade adequada? Procure um NUTRICIONISTA!

Referências: Nelson, DL, cox MM. Lehninger princípios de bioquímica, 3.ed. 2002.



Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com






Facebook
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...