Mais Vistos

Puxada por trás


Puxada por trás 


Puxada por trás



Em termos de funcionalidade, as atividades diárias não requerem a prática de puxar uma resistência por trás da cabeça, mas pela frente a funcionalidade é maior porque executamos esse movimento no nosso cotidiano.

A estabilização é de grande importância no ombro, e a cabeça do úmero tem pouca estabilidade. Na ausência de estabilização, esforços extremos podem causar luxação do ombro.

A cápsula articular, permite a separação da das superficies articulares durante o deslocamento anterior e inferior do úmero. Estruturalmente a articulação é protegida pelo arco coracoacromial. Esse arco é constituído pelo processo coracóide, acromio e ligamento coracoacromial. Sendo que o arco coracoacromial é protegido pelos ligamentos glenoumerais, transverso do úmero e coracoumeral.

Quando executamos a puxada por trás temos três planos de movimento ocorrendo na articulação glenoumeral: abdução, rotação externa e hiperabducao horizontal. Essas condições causam sobrecargas na cabeça do úmero, estimulando o deslocamento anterior e inferior da cápsula articular.

Fora que a puxada por trás com flexão do tronco e da cervical aumenta a rotação externa do ombro. E também o risco de lesão nos processos espinhosos da região cervical.




Recomendações: fortalecer o manguito rotador para estabilizar o ombro, as pegadas fechadas pela frente faz com que o grande dorsal e o redondo maior aduzam e alonguem a articulação glenoumeral nos planos frontal e sagital, e tem um ganho de 50 graus de amplitude na articulação do ombro e 15 graus na articulação do cotovelo.
Além de ser mais funcional que a puxada por trás, a puxada por frente com a pegada mais fechada é menos lesiva.

Não estou dizendo que não pode fazer puxada por trás, até porque quem tem boa técnica de execução e os músculos do manguito rotador fortes pode ter menos riscos. Mas do ponto de vista funcional e de risco de lesão fica a dica, e também para quem tem histórico de lesão!

Referências: fisiologia dos exercícios resistidos/ Alex Souto maior: phorte 2008.



Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com



Facebook
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...