Respiração na musculação.
Respiração na musculação.
Muitos ficam em dúvida em relação à respiração durante a musculação. Professor, solto o ar quando eu subo ou quando eu desço os pesos?
Manobra de valsalva: a manobra de valsalva, acontece quando você bloqueia a glote( uma estrutura anatômica que controla a saída é entrada de ar nos pulmões. Se você bloquear a respiração durante a musculação, aumenta a pressão intra-abdominal, diminuindo o retorno venoso ( retorno do sangue ao coração) isso pode levar a tonturas, reduzindo a pressão arterial. E quando você libera a glote, e expira, a pressão sobe rapidamente.
Tipos de respiração:
Passiva: inspira- se durante a fase excêntrica e expira durante a fase concêntrica do exercício. Ex: numa rosca bíceps, solta o ar na subida e na descida inspira.
Ativa: expira-se na excêntrica e inspira na concêntrica. Ex: solta o ar na descida e na subida inspira.
Kramer e fleck ( 2009), recomenda usar a respiração passiva, mas o importante mesmo é solta o ar a qualquer momento e não bloquear a respiração.
Por isso muitas pessoas ficam vermelhas, sentem tonturas, elevam a pressão arterial, como também pode reduzir a pressão de acordo com a duração da manobra de valsalva. Antes de começar a trabalhar com o seu cliente ensine- o a respirar, a cadenciar, a ter uma postura adequada. Não deixe o seu aluno explodir, é só mandar solta o ar a qualquer momento. Enfatize isso, um simples alerta evita complicações, principalmente cardiopatas e hipertensos!
Musculação não é só colocar peso. Envolve fisiologia, biomecânica, bioquímica. Nós trabalhamos com a máquina mais complicada do mundo: o corpo humano!
Referências: kraemer, W.j; Fleck,S.J. otimizando o treinamento de força muscular, 2009.
Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com