Mais Vistos

Sabe o que é Cortisol?



Sabe o que é Cortisol?


Sabe o que é Cortisol?



O cortisol é um glicocorticoide, que são hormônios esteróides produzidos no córtex supra-renal. É formado por colesterol e depois vira pregnenolona na membrana interna da mitocôndria, a pregnenolona é transformada em cortisol pela enzima hidroxiesteroide desidrogenase gerando o cortisol. Sua liberação é regulada pelo hormônio ACTH ( adrenocorticotrofico). Sua produção é de 10 a 30 mg di...a, ele tem a função de elevar a glicemia( glicose no sangue), combater a inflamação, elevar a pressão arterial e inibir o sistema imunológico.

Durante o exercício prolongado existe uma liberação maior de cortisol, por isso que treinos excessivos poder aumentar o cortisol e enfraquecer o sistema imunológico, pois ele degrada proteínas (inclusive dos músculos) e inibe a fagocitose, produção de anticorpos e impede a quimiotaxia( deslocamento dos leucócitos). Mas o cortisol é vilão?
O cortisol é muito importante porque em pequenas quantidades ele chega até a fortalecer o sistema imunológico, ajuda na hipertrofia destruindo os tecidos velhos das membranas que envolvem os músculos( endomísio, perimísio, epimísio), faz gliconeogênese (nova formação de glicose), durante o exercício.
O problema é libera- lo em excesso com atividades prolongadas e sem descanso entre os treinos como: fazer musculação, depois zumba, spinning e ginástica tudo no mesmo dia. Segundo ( navalta2014), três dias seguidos de treino intenso enfraquece o sistema imunológico e deixa suscetível a doenças.

Então o cortisol não é vilão se você souber dosar a quantidade de treino numa boa periodização e tiver uma boa alimentação, lembrando que ingerir carboidratos na quantidade adequada , ter uma boa hidratação e dormir bem ajuda a reduzir cortisol, mas um motivo para não sair condenando os carboidratos.
Então cuide- se e acredite mais na ciência! Conhecimento é poder.

Referências: Hormônios e metabolismo: integração e correlações clínicas/ editora ateneu, 2006.

Fonte Professor Max Emanuel

Contato 79- 999374156

E-mail Maxtitas@gmail.com



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...