Mais Vistos

Mulheres e corrida.


Mulheres e corrida.


Mulheres e corrida.


A participação oficial de mulheres em provas de corrida é nova do ponto de vista histórico.
De acordo com newsholme( 2006), essa participação foi autorizada somente na década de 1970.
Hoje em dia, a participação das mulheres nesse tipo de esporte é cada vez maior, inclusive no Brasil.



Por isso, devemos prescrever os treinos baseado nas características anatômicas e fisiológicas femininas.
As diferenças do ponto de vista fisiológico das mulheres em relação aos homens são as seguintes:

Menor débito cardíaco: o débito cardíaco ( quantidade de sangue que o coração ejeta por minuto) é 10% inferior na mulher. E a quantidade de hemoglobina também é menor, por isso elas tem um capacidade menor de transportar oxigênio. - menor massa muscular e maior massa gorda: as mulheres tem30% menos massa muscular que os homens e 10% a mais gordura corporal. Isso leva a ter uma maior sobrecarga na corrida.


Capacidade vital reduzida: a capacidade vital, volume máximo de oxigênio utilizado nos pulmões, é 10% menor nas mulheres, e está relacionado a outros fatores além do sexo, como idade, tamanho, saúde pulmonar. Isso leva a ter menor consumo de oxigênio.

Ciclo menstrual: em determinadas etapas do ciclo menstrual, algumas mulheres têm redução do desempenho de corrente de estresse psicológico e fisiológico. - tendao de Aquiles mais curto, isso acarreta em menor impulsão na corrida.




Quadril mais largo: diminui a eficiência mecânica porque tem os joelhos mais próximos um do outro. Isso leva a desgaste da cartilagem do joelho e a gastar mais energia durante a corrida.


Por isso, os professores devem ter uma atenção especial com as mulheres, e trabalhar de forma que melhore esses aspectos!

Referências: treinamento de corrida de rua, Alexandre Lopes, 2009.



Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com

Facebook
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...