Mais Vistos

Eletrocardiograma


Eletrocardiograma


Eletrocardiograma 

O eletrocardiograma é um exame que detecta a atividade elétrica do coração. O coração é movido a eletricidade. Cada batimento, contração, são controlados por impulsos elétricos. Através do ECG, detectamos problemas no sistema de condução elétrica do coração, e é essencial faze- lo antes de iniciar as atividades físicas.



Como todos os tecidos neurais e musculares, a superfície externa das células ( fibras miocárdicas ) mantém uma carga elétrica mais positiva que o interior. Antes da contração, a polaridade é invertida e o interior das células miocárdicas torna- se mais positivo que o exterior. Durante a fase diastólica do ciclo cardíaco, ocorre a polarização das membranas para restaurar o potencial de membrana de repouso normal. 


A atividade elétrica miocárdica cria um campo elétrico que se propaga por todo o corpo. O sódio do corpo gera um grande meio condutor, os eletrodos colocados sobre a superfície da pele identificam prontamente as alterações de voltagem ocasionadas pela sequência de eventos elétricos antes e durante cada ciclo cardíaco.




Onda p: representa a despolarização de ambos os átrios.

Intervalo PR: é o intervalo entre uma onda P e o início do complexo QRS( despolarização ventricular) é um indicativo da velocidade de condução entre os átrios e os ventrículos.

Complexo QRS: indica a despolarização ventricular. Anormalidades do sistema de condução faz com que prolongue o complexo QRS.

Segmento ST: fase de repolarização mais precoce que se estende do final de QRS até o início da onda T. Indica repolarização do ventrículo e pode sugerir doenças cardíacas como: hipertensão, estenose de válvula, isquemia cardíaca.

Procure um cardiologista antes de qualquer atividade, e lembre- se que estar se sentindo bem não quer dizer que você está saudável, pois as cardiopatias são silenciosas. 
Cuidado com termogênicos, cafeína e outros estimulantes, consulte seu médico antes de sair se enchendo de estimulantes.

Referências: interpretação rápida do ECG, 1996.


Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com


Facebook
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...