Mais Vistos

Core e lombalgia.


Core e lombalgia.

Core e lombalgia.


O core é composto por 29 pares de músculos do tronco, pélvis e quadril.
Suas principais funções são manter manter o alinhamento, favorecer a base de suporte do corpo, previnir lesões, gerar força e, caso a estabilidade seja falha, deve ser treinado em primeiro lugar ( monteiro e evangelista, 2015). Os músculos do core fazem a extensão do tronco e dorso e, quando contraídos, estabilizam a coluna vertebral, a pelve e a cintura escapular, gerando uma forte base de apoio para os movimentos além de transferir energia para movimentos vigorosos e/ ou precisos das extremidades corporais.




O core é formado por músculos globais e locais. Enquanto os locais dão estabilização, os globais auxiliam o corpo a executar movimentos específicos. Dessa forma, os músculos locais trabalham de forma antecipatória para gerar estabilização anterior aos músculos globais.



As pessoas sentem dores lombar porque tem um atraso no padrão de recrutamento das unidades motoras dos músculos locais. Essa ativação tardia ao mesmo tempo, ou depois da ativação dos globais, gera dores na região lombar.




Treinamento do core para reabilitação: - no caso de reabilitação, o treinamento do core tem se mostrado eficiente quando é feito em superfícies instáveis. Nesse caso, tem o propósito de aumentar a eficiência sensorial para estabilizar a região.
Todavia, recomendam que ocorra progressão iniciando com bases estáveis e depois utilizar superfícies instáveis( bola suíça, discos, bosu). Lembrando que essa mudança só deve ocorrer depois de 4 a 6 semanas de treino.

Quando se quer trabalhar força, hipertrofia, potência, o uso de bases instáveis( bosu, discos, bolas) não faz sentido, porque instabilidade prejudica a velocidade e o padrão de recrutamento de unidades motoras.




Exercícios como agachamento, remadas em pé, avanço, são eficientes para ativação do core, dando força e estabilidade.

Consulte um profissional abalizado!

Referências: treinamento funcional sem equipamentos, Cauê Vazquez la escala Teixeira, 2015.


Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com




Facebook
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...