Mais Vistos

Insuficiência ativa e passiva


Insuficiência ativa e passiva 


Insuficiência ativa e passiva

Insuficiência ativa: os músculos bi-articulares não podem exercer tensão suficiente para encurtarem-se o bastante e causarem amplitude articular total nas duas articulações simultaneamente. Ex: panturrilha sentado, os gastrocnêmios tem que fazer flexão do joelho e flexão plantar ao mesmo tempo. Nesse caso, ele fica encurtado nas duas articulações e precisará recrutar mais unidades motoras para continuar realizando o movimento. 



Insuficiência passiva: na insuficiência passiva, os músculos bi-articulares tem que alongar bem para permitir uma amplitude completa nas duas articulações simultaneamente. Ex: os isquiotibiais ter que flexionar o quadril e estender o joelho ao mesmo tempo. 

Na insuficiência passiva, é interessante trabalhar o alongamento dos músculos, para que eles consigam uma maior elasticidade.

Apesar de acontecerem em maior parte nos músculos bi - articulares, as insuficiências ativas e passivas ocorrem também nos exercícios mono- articulares. Como durante a abdução do ombro, onde o deltóide pode sofrer insuficiência ativa.

As insuficiências ativa e passiva, podem
causar retroversão e anteversão da pelve, e sobrecarregar a coluna lombar.

Por isso é importante incluir trabalhos de alongamento, e utilizar aparelhos que tem melhores adaptações biomecânicas. Caso não tenha essa possibilidade, um professor com bons conhecimentos de biomecânica, saberá trabalhar respeitando os seus limites e fazer improvisações.

Referências: Biomecânica da musculação, Maurício de arruda campos,2000.


Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com


Facebook
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...