Mais Vistos

Câncer, obesidade e exercício


Câncer, obesidade e exercício 


Câncer, obesidade e exercício

O câncer é uma doença caracterizada pela falta de controle na divisão celular e na apoptose(morte celular programada). Há mais de cem diferentes tipos de câncer que afetam os seres humanos. Existem diversos fatores que podem provocar esse desequilíbrio, como fatores genéticos e carcinógenos como: tabaco, radiação, substâncias quimicas etc... Os lipídios( gordura), tem uma dupla relação com o câncer. A obesidade, o excesso de ingestão de lipídios, bem como seu metabolismo e, até mesmo, sua participação direta em outras doenças cronicos- degenerativas, têm associação com o surgimento do câncer. No entanto, a ingestão de determinados lipídios pode ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento do paciente com câncer.



Os lipídios podem causar câncer pelo seguinte mecanismo: - uma grande ingestão de omega6, ex: óleo de soja, óleo de milho que são ricos em omega6 podem promover efeitos cancerígenos. Já a ingestão de omega3 ( óleo de peixe), tem efeito inibitório em relação ao câncer.

Não existe um consenso para a proporção ótima entre ômega 3 e omega6, mas recomendam que a ingestão de ômega 6 não ultrapasse 10% das calorias totais diárias.




O exercício pode reduzir esses efeitos : - inibindo as citocinas inflamatórias IL6, TNFa, IL1, e aumentando as citocinas antiinflamatórias( IL4, IL10), diminuindo a incidência de câncer. - também reduz a ciclooxigenase, uma glicoproteína envolvida na produção de eicosanóides, como as prostaglandinas que causam proliferação celular e câncer.

Recomendações para pacientes com câncer. Acms: aeróbico 3 dias por semana 60% da frequência cardíaca de reserva, musculação 2 a 3 dias por semana 40 a 60% de 1RM, com 48 horas de recuperação entre as sessões.e alongamentos 2 a 7 dias por semana.




Considerações especiais: os pacientes que fazem quimioterapia e radioterapia, podem sentir fadiga durante o exercício. Nesse caso tem que reduzir a intensidade e/ ou duração do exercício. - os ossos são locais de metástase em muitos casos de câncer, então é recomendado evitar atividades de impacto para evitar fraturas.

Medicina, nutrição e exercício vão ser de grande importância.


Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...