Mais Vistos

Varizes e Musculação


Varizes e Musculação


Varizes e Musculação


Varizes é o termo popularmente conhecido para se referir a um tipo de doença vascular periférica caracterizada por problemas nas válvulas das veias que prejudicam o controle de direcionamento do fluxo sanguíneo, dificultando o retorno do sangue ao coração. Isso faz com o sangue se acumule nos vasos gerando pequenas saliências, que podem ocasionar rompimento e necrose do tecido.

É uma doença mais comum em mulheres, mas outros fatores também podem causar varizes: - fragilidade capilar - períodos prolongados de manutenção de posturas estatísticas, como em pé ou sentado. - influência hormonal durante a gravidez. - abertura da comunicação arteriovenosa. - excesso de peso e obesidade. - inatividade física ou sedentarismo - genética
A musculação, ao contrário do que muitos pensam ajuda a melhorar a circulação porque quando o músculo contrai ele ajuda o sangue a retornar ao coração. As veias da panturrilha, por exemplo, em conjunto com os tecidos circundantes, formam uma unidade funcional conhecida como bomba muscular ou coração periférico, ajudando a drenar o sangue venoso durante o exercício. Por isso a panturrilha é chamada de segundo coração.

Com relação a intensidade tem estudos como o de Yang et.al ( 1999) que utilizou cargas máximas, porque os vasos enfraquecidos tendem a se romper independente da musculação e aquele medo de fazer musculação não se justifica, até porque a musculação é uma forte aliada para melhorar a circulação sanguínea.




É importante também utilizar exercícios que diversifiquem as posturas em pé, sentado , deitado etc... e também evitar ficar numa mesma posição por tempo prolongado!
Lembre - se de procurar um angiologista!

Referências: musculação perguntas e respostas: Cauê V. Lá escala, Dilmar pinto Guedes Junior- São Paulo: Phorte, 2010.

Contato 79- 999374156

E-mail Maxtitas@gmail.com





Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...