Mais Vistos

Exercício e depressão


Exercício e depressão


Exercício e depressão



O exercício produz inúmeros benefícios, entre eles podemos citar a melhora da função cognitiva em pessoas, proteção contra depressão, perda de tecido cerebral e Alzheimer.

Um molécula chamada BNDF ( fator neurotrófico derivado do cérebro) produzido nos neurônios do córtex cerebral e no hipocampo( sede da memória) tem ajudado na melhora da depressão.

O BNDF liberado na sinapse( área de transmissão química de impulsos nervosos) aumenta a transmissão sináptica e a excitabilidade neuronal. O BNDF tem a função de melhorar a capacidade de aprendizado, memória e sobrevida neural, e através do exercício se obtém uma maior produção de RNA para a expressão gênica de BNDF e outros fatores de crescimento no cérebro como o NGF( fator de crescimento do nervo), NARP( atividade neural regulada pela pentraxina). O glutamato principal neurotransmissor excitatório do sistema nervoso se liga ao seu receptor alfa- aminopropionico- hidroxi- 5-metilisoxazole- propionato(Ampa) e estimula o BNDF que estimula a NARP e a ciclooxigenase(cox2), melhorando a plasticidade dos neurônios aumentando a excitabilidade pós - sináptica e a eficiência do aprendizado e memória.


Hormônios como estrogênio, GH, IGF-1, os neurotransmissores serotonina e norepinefrina ajudam a melhorar a depressão, e esses são liberados durante o exercício.

Isso mostra que junto com os antidepressivos o exercício físico ajuda na melhora da depressão produzindo BNDF, e também nas mulheres que fazem reposição de estrogênio junto com o exercício mostram melhores resultados que a reposição de estrogênio sozinha. Lembrando que o estrogênio ajuda a produzir BNDF e combater a depressão.

Exercício é fundamental!

Referências: fisiologia do exercício molecular e celular, FRANK C. MOOREN. 2012.


Fonte Professor Max Emanuel
Contato 79- 999374156
E-mail Maxtitas@gmail.com

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...