Mais Vistos

Hipertensão arterial



Hipertensão arterial

Hipertensão arterial



A hipertensão arterial sistêmica é uma doença caracterizada pela alta pressão que o sangue exerce na parede dos vasos e a sua causa pode ter vários fatores como: avanço da idade, sexo, alta ingestão de sal, álcool, sedentarismo, obesidade, estresse etc... É definida, clinicamente, como uma elevação na pressão arterial igual ou superior a 140 mmhg na pressão sistólica e/ou 90 ...mmhg na diastólica. É considerada uma doença incurável mas pode ser controlada através de exercícios e hábitos saudáveis.

O exercício é um grande aliado na redução da pressão arterial e vários estudos comprovam esses benefícios, os mecanismos fisiológicos causados pelos exercícios são: - Diminuição do estímulo do sistema nervoso simpático reduzindo o débito cardíaco( quantidade de sangue que o coração bombeia por minuto), aumento do estímulo do sistema nervoso parassimpático agindo nos barorreceptores( neurônios localizados no arco aórtico e seio carotídeo que levam impulso para o núcleo do trato solitário no bulbo reduzindo a pressão arterial. - aumento do óxido nítrico, aumentando a vasodilatação diminuindo a resistência vascular periférica. - diminuição da expressão genica de angiotensinogênio( uma proteína que causa vasoconstricao elevando a pressão arterial), Lembrando que tanto o exercício aeróbico quanto a musculação podem ajudar no controle da pressão arterial, segue as orientações:

Exercício aeróbico: 3 vezes por semana, 50 a 70% da frequência cardíaca de reserva e entre 60 a 80% da frequência cardíaca de reserva para hipertensos condicionados 30 a 60 minutos, lembrando que protocolos de treino intervalado tem se mostrado eficientes para controle da hipertensão desde que tenha uma supervisão adequada.

Musculação: mesmo sendo condenada, a musculação também é eficiente para reduzir a pressão arterial em hipertensos desde de que use: longos intervalos 2 a 3 minutos, não ir até a falha, poucas repetições, trabalhar com exercícios multiarticulares. a musculação reduz o volume sistólico pós exercício ajudando a controlar a hipertensão desde que respeite as orientações acima.
Procure um cardiologista antes de qualquer atividade!


Fonte Professor Max Emanuel


Contato 79- 999374156

E-mail Maxtitas@gmail.com


Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...